< All Topics
Print

Cédula de Identidade Profissional (CIP)

A Instrução Normativa COFEM nº 08/2020, que estabelece normas para entrega de cédulas de identidade aos profissionais Museólog(os, as, es), determina que a CIP tem validade de 10 anos e deverá ser renovada em até 90 dias do seu vencimento.

A Cédula de Identidade Profissional deve ser entregue pessoalmente ao registrado ou, em casos impeditivos da sua presença no COREM ou respectivas delegacias, através de Procuração Autenticada a terceiros.

É condição obrigatória para o museólogo exercer suas atividades profissionais, portar a Cédula de Identidade Profissional emitida pelo Conselho Regional de Museologia de sua jurisdição.

Solicitação de segunda via

O, A, E registrad(o, a, e) deverá requerer segunda via de sua Cédula de Identidade Profissional, no caso de extravio, furto, roubo, inutilização dos originais, alteração do nome ou inclusão do nome social.

A solicitação da segunda via da Cédula de Identidade Profissional deverá ser realizada por

meio de requerimento dirigido ao Conselho Regional de Museologia, pessoalmente, via correio ou pela internet, pel(o, a, e) registrad(o, a, e), acompanhada, obrigatoriamente, da seguinte documentação:

a) requerimento, indicando o motivo da necessidade da emissão da segunda via, devidamente preenchido sem rasuras e assinado como no documento de identificação;

b) 1 (uma) foto 3×4 cm, recente, com fundo branco, sem data, sem borda, sem marcas, sem óculos de sol ou grau, sem chapéu ou adereços que dificultem a identificação do registrado, bem como camisa regata, decotes ou trajes não condizentes com a dignidade da profissão;

c) cópia autenticada da cédula de identidade (RG) ou outro documento oficial, com foto;

d) cópia do boletim de ocorrência, em caso de extravio, furto, ou roubo dos documentos de identidade profissional;

e) cópia autenticada da certidão de casamento, divórcio, separação ou averbação de alteração de nome ou inclusão do nome social; e

f) comprovante de pagamento da taxa respectiva e quitação dos débitos com o COREM, caso existam.

Previous Cancelamento de Registro
Next Certidões e Declarações
Table of Contents