Eleições COFEM 2021

Assim como o COREM 4R, nosso CONSELHO FEDERAL também está em processo eleitoral para cargos de Conselheiros Efetivos e Suplentes, para o triênio 2022 – 2024.

Estarão abertas 11 vagas à Conselheiro(a) Federal sendo 5 efetivos(as) e 6 suplentes.

Quem pode se candidatar a Conselheiro do COFEM?

O Museólogo em dia com suas obrigações nos seu COREM, regularmente inscrito há pelo menos uma ano. Deve atender às condições de elegibilidade constantes da Resolução COFEM 49/2020.

Qual é a duração do mandato do Conselheiro eleito?

O mandato dos Conselheiros eleitos para o Sistema COFEM é de três anos, tanto para o efetivo, quanto para o suplente. O mandato é exercido a título honorífico.

Para mais informações, acesse a Resolução COFEM 62/2021, disponível no site do Conselho Federal de Museologia https://cofem.org.br/legislacao_/resolucoes/
Para inscrições e dúvidas, envie um e-mail para eleicoescofem.2021@gmail.com.

Calendário oficial:
1
5
6

Anexos

Edital nº 01/2021 – Eleições COFEM 2021

Memorando nº 01/2021 – Comissão Eleitoral COFEM

Anexo – I Resolução COFEM nº 62/2021 – Requerimento e inscrições para duplas

Anexo II – Resolução COFEM nº62/2021 – Requerimento e inscrição para suplentes

Declaração de candidate

Divulgação Consolidados

Webinário Museologia em tempos de pandemia 2ª Edição: desafios políticos e profissionais do presente

Organizado Conselho Regional de Museologia – 1a Região, o Webinário Museologia em tempos de pandemia – 2ª Edição: desafios políticos e profissionais do presente”, ocorrerá entre os dias 13 e 17 de setembro e integra a programação da 15ª Primavera dos Museus – Museus: perdas e recomeços, organizada nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus

No dia 14/09, as 20h30, o evento contará com a participação do presidente do Conselho Regional da 4ª Região, Wilton Guerra, que juntamente os demais presidentes regionais, debaterá sobre o papel dos conselhos e a profissão do museólogo, durante a pandemia: Mesa 4: Os Conselhos Regionais de Museologia e a profissão de museólogo(a) na pandemia.

Eleições 2021 – Convocação para preenchimento de vaga

Prezades museólogues,

Aproxima-se um novo período de Eleição, o COREM 4R em atendimento a RESOLUÇÃO COFEM Nº 61/2021 convoca seus registrados para preenchimento de 4 vagas de conselheiros, sendo 2 (duas) efetivos e 2 (duas) suplentes e, ainda 2 (duas) vagas para delegado eleitoral [1].

[1] O delegado eleitoral representante do COREM 4R, terá a função de eleger os representantes do Conselho Federal.

Solicitamos que os interessados encaminhem suas candidaturas para eleicao@corem4r.org.br no período de 13 de setembro a 01 de outubro, conforme estabelecido pela Portaria COREM 005/2021.
O calendário completo das etapas do processo eleitoral 2021 encontra-se na Resolução e na Portaria supramencionadas.
É de extrema importância que vocês participem desse momento de renovação do Plenário do seu COREM!
Aguardamos sua candidatura!

Em anexo:
Resolução COFEM 61/2021;
Portaria COREM 4R 005/2021;

Requerimento e Declaração Candidata|O (PDF e Word)

Cordialmente,
Diretoria– COREM 4R

Revisão do Código de Ética – Consulta ao Profissional de Museologia

Prezades museólogues,

Entre as deliberações da 60ª Assembleia Geral Ordinária, realizada em 2020, estava a atualização do Código de Ética da nossa profissão, visando adequá-lo à nova realidade, fortalecendo, assim, nossa categoria. Para tornar o processo transparente, o COFEM disponibilizou o texto base da minuta aprovada pela 55ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 2021, e convidou a todes museólogues do país a contribuir com críticas e sugestões para o aprimoramento da proposta.

As contribuições serão recebidas de 14 de junho de 2021 até as 18 horas do dia 25 de julho de 2021 e podem ser feitas via formulário do Google elaborado pelo próprio COFEM.

Clique para acessar a Minuta do Código de Ética.

Clique para acessar o formulário do Google.

Apresentação aos Museólogos.

Situação des Museólogues durante a pandemia

Prezades Museólogues,

Para atender a uma determinação do Conselho Federal de Museologia (COFEM) a respeito da situação des museólogues durante a pandemia, o COREM 4R disponibiliza o formulário abaixo e solicita a todos que o preencham até o dia 27/06/2021. O formulário é pequeno e leva de 3 a 5 minutos para preenchê-lo. Os dados coletados subsidiarão as tomadas de decisão, a elaboração de diretrizes e também a documentação do universo de vida e trabalho des profissionais museólogues durante o período pandêmico.

Acesse o formulário clicando aqui.

Atenciosamente,
Diretoria do Conselho Regional de Museologia – 4ª Região (COREM 4R)