Carta aos Museus do Brasil sobre a Primavera nos Museus LGBTQIA+

Brasil, 26 de julho de 2023.  

ENTENDEMOS SEU MEDO  

Equipes dos museus do Brasil,  

Foi com alegria que vimos que o Ibram lançou a Primavera nos Museus com temática LGBT+ ao lado de indígenas e quilombolas. Trata-se, ao nosso ver, de uma grande possibilidade de avanço nas políticas públicas museológicas, uma vez que se refere a um conjunto de populações vulneráveis que necessitam de atenção e são historicamente invisibilizadas nos museus.

Sabemos, também, que muitos museus estão com medo de assumir o tema LGBTQIA+, optando por não abordar o tema por temerem até mesmo por sua segurança. Entendemos perfeitamente o medo de vocês. É o mesmo que experimentamos desde crianças, não apenas pela possibilidade real de agressões físicas, como também as mais variadas formas de desqualificação, difamação, detração, reprovação e humilhação que pessoas LGBTfóbicas são capazes de fazer.

Mas as epistemologias LGBTQIA+ nos ensinam que sair do armário e enfrentar essa gente é fundamental tanto para nossa sobrevivência, quanto para a das pessoas que virão depois de nós, quem sabe a encontrar um país mais justo a partir de cada ação como esta.

É nesses termos, portanto, que instamos os museus do Brasil a sair do armário — ou melhor, da reserva técnica —, alguns com passos discretos, outros causando, cada qual em seu tom e estratégia.

E contem com a Rede LGBTQIA+ de Memória e Museologia Social, que há 13 anos reúne pessoas sérias que desenvolvem ações de combate à LGBTfobia, racismo e elitismo nos museus e na Museologia. Se precisar de ajuda, nos contate redememorialgbt@gmail.com  

Uma ótima saída da reserva técnica para todes!
REDE LGBTQIA+ DE MEMÓRIA E MUSEOLOGIA SOCIAL