Nota sobre o fechamento do Museu da Diversidade Sexual

O COREM 4R manifesta sua solidariedade às/es/aos profissionais do Museu da Diversidade Sexual (MDS), que foi fechado por força de uma medida liminar no último dia 29 de abril, às vésperas da abertura de uma nova exposição que retrata o universo Drag, “Duo Drag”.

O MDS, com 10 anos de história, é uma instituição pública, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+.

Os fatos que levaram ao fechamento da instituição não deveriam colocar em risco o importante trabalho junto à comunidade que essa realiza e ao importante serviço que presta à sociedade brasileira.

O fechamento de uma instituição cultural é sempre muito preocupante. Lembremos que este é um museu público (estadual), uma “instituição permanente […] a serviço da sociedade”, e o Estado tem a obrigação de mantê-la aberta e cumprindo com sua missão, ligada à movimentos sociais e minorias, cujos direitos devem ser garantidos inequivocamente.

Esperamos que a instituição possa ser reaberta o mais breve possível.