11/07/2021

Política de Divulgação de Informações

O Conselho Regional de Museologia da 4ª Região – COREM 4R, por meio de sua Comissão de Divulgação e Comunicação – CDC, torna pública sua Política de Divulgação de Informações com o objetivo de dar transparência ao processo de seleção do conteúdo compartilhado em seu site e em suas redes sociais.

A seleção é feita considerando exclusivamente os assuntos que são pertinentes à formação e carreira d(os, as, es) Museólog(os, as, es) vinculad(os, as, es) aos Conselhos Regionais e dizem respeito às ações que:

  • Atendem as solicitações do Conselho Federal de Museologia – COFEM, considerando as necessidades e iniciativas que integram os COREMs para, assim, promover os interesses de tod(os, as, es) Museólog(os, as, es) do país;
  • Referem-se a eventos que contam com a participação de um ou mais membros do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região – COREM 4R.

Plano de Comunicação

Conselho Regional de Museologia da 4ª Região – COREM 4R

1. Contextualização

O Conselho Regional de Museologia (COREM) tem como finalidade registrar e fiscalizar a atuação d(os, as, es) Museólog(os, as, es), bem como regulamentar e normatizar o exercício desta profissão, por meio de publicações, acompanhamentos e relatórios.

Neste sentido, é fundamental a existência de mecanismos eficientes que difundam  informações sobre o registro profissional de pessoas físicas e jurídicas, bem como divulguem portarias, normativas, instruções para denúncia etc.. Ou seja, o COREM serve para auxiliar o acesso d(a,o,e) profissional às informações que permitam maior eficiência em sua atuação profissional cotidiana.

Este Plano de Comunicação é fruto da discussão acumulada pela Comissão de Divulgação e Comunicação (CDC) a respeito dos conteúdos a serem divulgados pelas plataformas online do COREM 4R, formalizando e expandindo as possibilidades apresentadas durante as reuniões realizadas.

2. Comissão de Divulgação e Comunicação – CDC

  • Carla Grião, COREM 4R 381 I – Coordenadora
  • Cecília de Lourdes Fernandes Machado, COREM 4R 128 II
  • Cauê Donato Silva Araújo, COREM 4R 318 – I
  • Janaína da Silva Xavier, COREM 4R 247-II
  • John Keven Nunes Silva, COREM 4R 319 I – Convidado

3. Objetivos do Plano de Comunicação

            Ao elaborarmos este Plano de Comunicação, nossos principais objetivos são:

  1. Divulgar e difundir o nome do COREM 4R, tornando-o reconhecido não apenas entre os, as, es Museólog(os, as, es), mas em diversos espaços sociais, principalmente aqueles ligados à cultura;
  2. Facilitar o acesso d(os, as, es) Museólog(os, as, es) a informações relevantes para sua atuação cotidiana;
  3. Difundir decisões tomadas pelo COREM 4R e pelo Conselho Federal de Museologia (COFEM) para, assim, normatizar o exercício da profissão;
  4. Tornar pública a importância do Corem 4R para garantia dos direitos de tod(os, as, es) profissionais Museólog(os, as, es);
  5. Divulgar eventos que contem com a participação direta do COREM 4R;
  6. Facilitar a comunicação entre Corem e Museólog(os, as, es), fazendo-se presente cotidianamente e divulgando meios de contato para a realização de  sugestões ou denúncias.

4. Público-alvo

Para atingir os objetivos acima listados, o Plano de Comunicação tem como público-alvo:

  • Profissionais Museólog(os, as, es) registrados pelo COREM 4R;
  • Bacharéis em Museologia que ainda não se registraram;
  • Museus e demais espaços culturais, bem como Processos Museológicos;
  • Sociedade em geral, especialmente setores interessados na área de cultura.

5. Mensagem

Recomenda-se que as mensagens divulgadas sejam elaboradas das seguintes maneiras:

  • Seguindo as regras gramaticais e ortográficas vigentes;
  • Utilização de artigos e pronomes neutros, conforme decidido pela CDC, visando assim promover a igualdade de gênero inclusive na linguagem escrita utilizada cotidianamente;
  • Tom adequado ao público e objetivos da divulgação;
  • Mensagens que atentem aos interesses do público-alvo.

6. Recursos e configuração de orçamento

O Plano de Comunicação deve ser empreendido pela CDC em caráter voluntário, inicialmente sem a necessidade de alocação de recursos orçamentários.

7. Canais

As mensagens elaboradas por meio do Plano de Comunicação devem ser compartilhadas pelos seguintes suportes:

  • Página na internet do COREM 4R;
  • E-mails disparados em massa para os, as, es Museólog(os, as, es) vinculad(os, as, es) à instituição;
  • Página do Instagram, na qual serão publicados textos, imagens e vídeos que atendam aos objetivos estipulados por este Plano, em especial, às mensagens especificadas no “Plano de Ação e Execução”;

8. Plano de Ação e Execução

Página na internet: postagens sem periodicidade preestabelecida e que atendam aos seguintes critérios:

Sejam frutos de solicitações do COFEM, considerando as necessidades e iniciativas que integram os COREMs para, assim, promover os interesses de tod(os, as, es) Museólog(os, as, es) do país;

Referem-se a eventos que contam com a participação de um ou mais membros do COREM 4R;

Instagram: postagens semanais com conteúdo variado, seguindo os seguintes critérios:

Quando houver postagem de notícias no site, estas informações deverão ser compartilhadas nesta rede social;

Na ausência de notícias recentes, dever-se-á postar informações e diretrizes básicas sobre o COREM, como: (i) o que ele é; (ii) como se dá o registro; (iii) licenças; (iv) cancelamentos; (v) valores de anuidade; (vi) denúncias, entre outras. Ou seja, informações que já são públicas, mas que a maioria das pessoas não conhece.

E-mail: divulgar, sem periodicidade preestabelecida, informações consideradas urgentes pela CDC ou pela diretoria do COREM, como aquelas relacionadas a eleições ou ações desenvolvidas pelo COREM ou COFEM.

Obs: a utilização da logomarca do COREM 4R é livre para conteúdos veiculados pela instituição, podendo ser usado com tamanhos adequados esteticamente à peça a ser divulgada.

9. Orientações em relação à acessibilidade das mensagens

Visando tornar o conteúdo das mensagens veiculadas pelas redes do COREM 4R acessível a tod(os, as, es), as mensagens devem ser pensadas da seguinte forma:

  • Linguagem clara, concisa e direta;
  • Descrição de conteúdos visuais como texto alternativo.

10. Contatos externos

Sempre que as redes do COREM 4R receberem contatos externos, as mensagens devem ser respondidas e ter os seus conteúdos encaminhados pelos membros da CDC conforme estipulado abaixo:

  • Mensagens por e-mail e enviadas através do site: Sonia Rocha;
  • Mensagens enviadas pelo Instagram: Carla Grião.

11. Avaliação

Para execução e desempenho adequados deste Plano de Comunicação, recomenda-se que a CDC se reúna mensalmente para discussão e avaliação dos objetivos estipulados, bem como, se necessário, revisão do Plano visando adequá-lo às necessidades observadas ao longo de sua implementação.