11/07/2021

Política de Divulgação de Informações

O COREM 4ª Região, através da sua Comissão de Divulgação e Comunicação – CDC, torna pública sua Política de Divulgação de Informação objetivando, assim, dar transparência ao processo de seleção do conteúdo compartilhado em seu site e suas redes sociais.

A seleção é feita considerando exclusivamente os assuntos que são pertinentes à formação e carreira des museólogues vinculades aos Conselhos Regionais e dizem respeito às ações que:

  • Atendem as solicitações do Conselho Federal de Museologia – COFEM, considerando as necessidades e iniciativas que integram os COREMs para, assim, promover os interesses de todes es museólogues do país;
  • Referem-se a eventos que contam com a participação de um ou mais membros do COREM 4ªR.

Plano de Comunicação

Conselho Regional de Museologia da Quarta Região

1. Contextualização

            O Conselho Regional de Museologia (Corem) tem como finalidade registrar e fiscalizar a atuação d(a,o,e) museólog(a,o,e), bem como, regulamentar e normatizar o exercício desta profissão, por meio de publicações, acompanhamentos e relatórios.

            Neste sentido, é fundamental a existência de mecanismos eficientes que difundam  informações sobre o registro profissional e pessoas físicas e jurídicas, bem como divulguem portarias, normativas, instruções para denúncia etc.. Ou seja, o Corem serve para auxiliar o acesso d (a,o,e) profissional às  informações que e permitam maior eficiência em sua atuação profissional cotidiana.

            Este Plano é fruto da discussão acumulada pela Comissão de Divulgação e Comunicação (CDC) a respeito dos conteúdos a serem divulgados pelas plataformas online do Corem 4R, formalizando e expandindo as possibilidades apresentadas durante as reuniões realizadas.

2. Comissão de Divulgação e Comunicação – CDC

  • Juliana Monteiro, COREM.0154-I – Coordenadora
  • Cecília de Lourdes Fernandes Machado, COREM 4R.0128-II
  • José Wilton Nascimento Guerra, COREM 4R.0251-II
  • Vera Maria Porto de Toledo Piza, COREM 4R. 329-II
  • Carla Grião, COREM 4R.0381-I – Convidada

3. Objetivos do Plano de Comunicação

            Ao elaborarmos este Plano de Comunicação, nossos principais objetivos são:

  • Divulgar e difundir o nome do Corem 4R, tornando-o reconhecido não apenas entre es museólogues, mas em diversos espaços sociais, principalmente aqueles ligados à cultura;
  • Facilitar o acesso de museólogue a informações relevantes para sua atuação cotidiana;
  • Difundir decisões tomadas pelo Corem 4R e pelo Conselho Federal de Museologia (Cofem) para, assim, normatizar o exercício da profissão;
  • Tornar pública a importância do Corem 4R para garantia dos direitos de todos os profissionais museólogues;
  • Divulgar eventos que contem com a participação direta do Corem 4R;
  • Facilitar a comunicação entre Corem e museólogues, fazendo-se presente cotidianamente e divulgando meios de contato para a realização de  sugestões ou denúncias.

4. Público-alvo

            Para atingir os objetivos acima listados, o Plano de Comunicação tem como público-alvo:

  • Profissionais museólogues registrados pelo Corem 4R;
  • Bacharéis em museologia que ainda não se registraram;
  • Museus e demais espaços culturais;Processos Museologicos?
  • Sociedade em geral, especialmente setores interessados na área de cultura.

5. Mensagem

            Recomenda-se que as mensagens divulgadas sejam elaboradas das seguintes maneiras:

  • Seguindo as regras gramaticais e ortográficas vigentes ;
  • Utilização de artigos e pronomes neutros, conforme decidido pela CDC, visando assim promover a igualdade de gênero inclusive na linguagem escrita e utilizada cotidianamente;
  • Tom adequado ao público e objetivos da divulgação;
  • Mensagens que atentem aos interesses do público-alvo.

6. Recursos e configuração de orçamento

            O plano de comunicação deve ser empreendido pela CDC em caráter voluntário, inicialmente sem a necessidade de alocação de recursos orçamentários.

7. Canais

            As mensagens elaboradas através do Plano de Comunicação, devem ser compartilhadas pelos seguintes suportes:

  • Página na internet do Corem4ªR;
  • E-mails disparados em massa para (as,os,es) s museólog(as,os,es) vinculados à instituição;
  • Página do Instagram, facebook? onde serão publicados textos, imagens e vídeos que atendam aos objetivos estipulados por este plano, em especial às mensagens especificadas no “Plano de Ação e Execução”;

8. Plano de ação e execução

  • Página na internet: postagens, sem periodicidade preestabelecida, e que atendam aos seguintes critérios:
    • Sejam frutos de solicitações do Cofem, considerando as necessidades e iniciativas que integram os Corems para, assim, promover os interesses de todes es museólogues do país;
    • Referem-se a eventos que contam com a participação de um ou mais membros do Corem 4R;
    • Instagram: postagens semanais com conteúdo variado, seguindo os seguintes critérios:
    • Quando houver postagem de notícias no site, estas informações deverão ser compartilhadas nestas redes sociais;
    • Na ausência de notícias recentes, dever-se-á postar informações e diretrizes básicas sobre o Corem, como: o que ele é, como se dá o registro, licenças, cancelamentos, valores de anuidade, denúncias etc., ou seja, informações que já são públicas, mas que a maioria das pessoas não conhece.
  • E-mail: divulgar, sem periodicidade preestabelecida, informações consideradas urgentes pela CDC ou pela diretoria do Corem, como aquelas relacionadas a eleições ou ações desenvolvidas pelo Corem ou Cofem.

Obs: a utilização da logomarca do Corem 4R é livre para conteúdos veiculados pela instituição, podendo ser usado com tamanhos adequados esteticamente à peça a ser divulgada.

9. Orientações em relação à acessibilidade das mensagens

            Visando tornar o conteúdo das mensagens veiculadas pelas redes do Corem 4R acessível a todes, as mensagens devem ser pensadas da seguinte forma:

  • Linguagem clara, concisa e direta;
  • Descrição de conteúdos visuais como texto alternativo.

10. Contatos externos

            Sempre que as redes do Corem 4R receberem contatos externos, as mensagens devem ser respondidas e ter os seus conteúdos encaminhados pelos membros da CDC conforme estipulado abaixo:

  • Mensagens por e-mail e enviadas através do site: Sonia Rocha;
  • Mensagens enviadas pelo Instagram: Carla Grião.

11. Avaliação

            Para execução e desempenho adequados deste Plano de Comunicação, recomenda-se que a CDC se reúna mensalmente para discussão e avaliação dos objetivos estipulados, bem como, se necessário, revisão do Plano visando adequá-lo às necessidades observadas ao longo de sua implementação.